O que é engenharia de vendas?

rede de negócios

A função de vendas no setor de construção civil vai além do estereótipo de vendedor atrás de um balcão. É essencial compreender as estratégias, processos e peculiaridades de cada setor para alcançar o sucesso na venda de produtos e serviços.

As empresas de construção dependem das vendas para se manterem no mercado. No entanto, vender nesse setor requer conhecimento profundo sobre o funcionamento do setor, o produto ou serviço oferecido, sua adequação às necessidades da obra, a qualidade, o custo e o prazo de entrega.

O profissional responsável por essa função pode ser chamado de vendedor técnico, engenheiro de aplicação ou engenheiro de vendas em empresas de engenharia. Ele precisa ter uma visão abrangente do mercado, entendendo fatores como a necessidade da obra, a qualidade do produto/serviço, o custo e o prazo de entrega.

O grande desafio para esses profissionais é equilibrar as questões técnicas com as metas comerciais. Geralmente, vendedores técnicos, orçamentistas e diretores assumem essa responsabilidade. No entanto, a quantidade de tarefas necessárias para fechar um negócio é um problema, já que a negociação para obras pode levar meses ou até anos.

A jornada de vendas para obras envolve várias etapas e requer a conciliação de rotinas comerciais com particularidades técnicas do mercado e dos produtos. É essencial dominar todas as fases da jornada de vendas, mas também é possível terceirizar tarefas monótonas para se concentrar no que realmente demanda atenção.

O engenheiro de vendas precisa compreender os projetos e o escopo da obra, encontrar soluções adequadas, obter condições comerciais competitivas, construir relacionamentos com os clientes e acompanhar a negociação até o fechamento do contrato.

É importante ressaltar que o engenheiro de vendas é reconhecido pelos grandes negócios fechados e pelos contratos que traz para a empresa. Por isso, as tarefas iniciais da jornada de vendas podem ser menos atrativas.

Uma vantagem é a possibilidade de automatizar ferramentas de prospecção de obras e quantificação de materiais, permitindo que os profissionais se concentrem nas tarefas que realmente exigem sua atenção.

A ConstruConnect é uma ferramenta amplamente utilizada por engenheiros de vendas na prospecção de novas obras. Temos um objetivo muito claro, sendo assim todos os nossos esforços são dedicados a ajudar sua empresa a fechar mais negócios.

Você deve estar se perguntando como fazemos isso e como podemos garantir toda essa assertividade. Bem, realmente não se trata de uma atividade nada fácil. São muitas horas de investimento diário de tempo para criar relacionamento com as principais construtoras e departamentos de expansão de grandes empresas em todo o Brasil.

Se a sua empresa possui capacidade técnica para atender demandas de médio e grande porte, a ConstruConnect é para você! Nos últimos meses, conectamos nossos clientes com empresas como Gafisa, MadeiraMadeira, Arezzo & CO e Mercado Livre, grandes players que utilizaram a expertise da Constru para orçar e executar suas demandas.

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