Margem de lucro, como calcular

MARGEM DE LUCRO

Margem de lucro é uma medida financeira que indica a porcentagem de lucro obtida em relação ao custo de produção ou venda de um produto ou serviço. É um indicador importante para as empresas, pois ajuda a avaliar a eficiência das operações e a rentabilidade dos negócios.

Neste texto iremos abordar os seguintes temas, nessa ordem:

Para determinar a saúde financeira de uma operação, é fundamental compreender como calcular a margem de lucro. O cálculo dessa métrica é essencialmente realizado da seguinte forma:

Margem de Lucro (%) = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100

Onde:

  • Lucro Líquido é a diferença entre a receita total e o custo total;
  • Receita Total é a soma de todas as vendas realizadas (faturamento).

A margem de lucro é expressa como uma porcentagem e pode ser utilizada para diferentes propósitos, como por exemplo para a avaliação da eficiência do setor. Uma margem de lucro saudável indica que a empresa está gerando receitas suficientes para cobrir os custos e ainda obter lucro.

Quanto maior a margem de lucro, mais eficiente e rentável é considerado o negócio.

Outra boa indicação que pode ser realizada com essa métrica, é a de comparar a sua margem com concorrentes, afim de avaliar a competitividade e desempenho relativo da empresa em relação à indústria em que atua.

Em outras palavras, permite saber se você tem vantagem ou desvantagem sobre os concorrentes.

Acompanhar a evolução da margem de lucro ao longo do tempo pode fornecer insights sobre a saúde financeira da empresa e a eficácia de suas estratégias de gerenciamento de custos e precificação. Tendências podem ser oportunidades.

Dessa forma, você estará mais orientado para a tomada de decisões e estabelecimento de metas financeiras de cada área.

O Setor de Suprimentos como Chave para a Rentabilidade da Obra

A interpretação da margem de lucro pode variar de acordo com o setor e as particularidades de um negócio para outro.

Uma alta margem de lucro não significa necessariamente que a empresa está bem administrada, assim como uma baixa margem de lucro não implica automaticamente problemas financeiros.

O jogo dos negócios é bem complexo e nada fácil de ser jogado. É preciso coragem, inteligência, atitude e métricas, além de outros fatores em conjunto para obter uma análise completa da situação econômica da sua empresa em relação ao mercado.

Trabalhando no mercado da construção civil, especificamente no setor de suprimentos de uma construtora, a preocupação com a margem de lucro é crucial para garantir a sustentabilidade financeira e o sucesso do negócio.

Certifique-se de ter um controle eficiente sobre o custo dos materiais e suprimentos que sua construtora adquire.

Ter um bom negociador na sua equipe pode ser crucial para ampliar a sua margem de lucro, ao mesmo tempo que um mal negociador pode até mesmo diminuir as margens que você já tinha considerados como garantidos.

Negocie com fornecedores para obter preços vantajosos, mantenha um controle de estoque eficiente e evite desperdícios. Quanto menor o custo de aquisição, maior será a margem de lucro potencial, e o reaproveitamento de insumos e processos podem ser cruciais para diminuir custos, que influencia diretamente no lucro líquido, conforme a fórmula do início do texto.

O setor de suprimentos de uma construtora desempenha um papel fundamental na gestão da margem de lucro de uma obra. Sua atuação está diretamente ligada à aquisição de materiais e serviços necessários para a execução do projeto. A forma como o setor de suprimentos realiza suas atividades pode influenciar significativamente a rentabilidade da obra.

É grande a sua responsabilidade meu camarada.

Mas e para precificação do meu serviço? O que devo levar em conta para montar meu orçamento?

Ao elaborar um orçamento para um cliente final, é importante considerar todos os custos envolvidos no projeto, como materiais, mão de obra, equipamentos, transporte, despesas administrativas, entre outros.

E quanto aos impostos? Considere-os também!

Leve em conta os impostos e taxas que podem impactar o preço final. Uma precificação adequada garantirá que a margem de lucro seja suficiente para cobrir todos os gastos e ainda proporcionar um retorno financeiro positivo para a empresa.

Imagine uma situação onde você fecha um contrato onde os impostos finais somados resultaram em algo próximo a 10% e sua margem de lucro foi estipulada para 15%. No fim, após a quitação das despesas fiscais não previstas, seu lucro real será de no máximo 5%, ocasionando em grande prejuízo para seu caixa.

É fundamental monitorar e controlar todas as despesas associadas ao processo de orçamentação e execução dos projetos. Reduzir custos desnecessários e otimizar a eficiência operacional ajudará a aumentar a margem de lucro, até porque, durante a execução da obra, sabemos que o orçamento corre o risco de ser estourado.

Não basta apenas estabelecer uma margem de lucro no início do projeto. É essencial acompanhar regularmente o andamento dos custos e receitas durante a execução do projeto.

Se necessário, faça ajustes no orçamento para manter a margem de lucro dentro de um patamar viável. É por isso que muitas construtoras se preocupam com o setor de planejamento e qualidade, afim de garantir o cumprimento mais exato possível do orçamento inicial.

Planejamento é prevenção, e oferecer um diferencial pode ser crucial para fechar mais obras.

Embora a margem de lucro seja importante para a empresa, também é crucial oferecer um bom valor aos clientes. Isso pode envolver garantir a qualidade dos materiais fornecidos, cumprir prazos estabelecidos e fornecer um excelente serviço ao cliente.

Clientes satisfeitos tendem a valorizar esses aspectos e podem se tornar clientes recorrentes ou referências para futuros projetos. Esses diferenciais podem fazer com que os clientes vejam vantagens adicionais em escolher a sua empresa, mesmo que o preço seja ligeiramente superior.

Esse é o principal impacto de um bom planejamento, e por isso ele é tão importante.

Margem de lucro não é um número fixo. Adapte-se às particularidades de cada caso para garantir a competitividade dentro do mercado.

Oferecer diferentes opções de pagamento pode tornar sua proposta mais atrativa, entretanto não faça loucuras com seu fluxo de caixa. É o cliente quem irá contratar e o dinheiro está com ele e não com você.

Algumas empresas oferecem descontos para pagamentos à vista, parcelamento sem juros ou outras condições flexíveis, o que pode influenciar positivamente a decisão do cliente. Caso você enxergue que essa opção seja um movimento estratégico para continuar jogando o jogo, ou se destacar, considere-a, mas sempre com cuidado.

Outra opção pode ser a de oferecer serviços aos clientes, identifique oportunidades de upselling (oferecer serviços adicionais ou de maior valor) e cross-selling (oferecer serviços complementares). Isso pode aumentar o valor médio das transações e, consequentemente, a margem de lucro.

No fim, você será capaz de fidelizar seus clientes, o que pode ser mais vantajoso do que buscar novos clientes a todo momento. Clientes satisfeitos tendem a fazer negócios recorrentes e podem estar dispostos a pagar um pouco mais por um serviço de qualidade e confiança.

Como adivinhar os preços a serem considerados?

Primeiramente que preço não se adivinha, se calcula. A matemática deve ser tratada como uma grande amiga sua, e não um bicho papão.

Traga para seu time, profissionais competentes que estão sempre atentos a possíveis mudanças no mercado e às flutuações de preço dos materiais, e que possa estuda-los.

Se os preços de insumos aumentarem significativamente, você pode precisar ajustar sua margem de lucro para manter os preços competitivos. Pandemia do Covid-19 trouxe a tona essa necessidade, sendo uma necessidade que veio para ficar. Se prepare constantemente, o jogo é cruel, eu avisei antes.

A definição da margem de lucro deve ser embasada em uma análise realista dos custos e despesas da sua empresa, sempre visando garantir a sustentabilidade financeira do negócio a longo prazo. O equilíbrio é fundamental para alcançar sucesso no mercado da construção civil.

Já passou da hora de modernizar sua empresa.

Invista no treinamento da equipe para aprimorar suas habilidades e conhecimentos, tornando-os mais produtivos e capazes de executar tarefas com maior eficiência.

Considere a adoção de tecnologias e sistemas automatizados que possam reduzir o tempo e os esforços necessários para realizar determinadas tarefas. Isso pode resultar em economia de custos e melhorar a qualidade do serviço.

Existem diversas formas de usar a tecnologia a seu favor, inclusive para acompanhar indicadores de desempenho para monitorar a eficiência e a lucratividade do seu negócio.

Atenção para que não afete negativamente a qualidade do serviço prestado. O simples bem feito é clichê, e clichê significa que funciona.

Uma gestão eficiente, com foco na busca por melhores condições de compra e controle dos recursos, pode contribuir significativamente para a lucratividade do projeto e o sucesso da sua empresa. E para saber um pouco mais sobre o quantos as Curvas ABC e Curva S podem te ajudar, acesse aqui.

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