O orçamento é uma das etapas mais importantes para em qualquer projeto, orçamentos mal elaborados levam a estimativas imprecisas e previsões propensas a erros, resultando em situações desfavoráveis para o empreendimento.
Quando a equipe não consegue se alinhar em relação aos gastos do projeto, é mais provável que você passe grande parte da construção resolvendo problemas não previstos, corrigindo erros e lidando com problemas de administração. E isso gerará um ciclo vicioso de excesso de custos, desperdício de tempo e margens de lucro mais baixas. Por isso, é importante contar com as melhores equipes desde a elaboração dos projetos.
Trouxemos neste post alguns pontos que podem ser utilizados durante a etapa de concepção do empreendimento para mitigar esses problemas durante a execução da obra.
Fundamentos do Projeto
A premissa principal de qualquer empreendimento é saber a finalidade de uso do mesmo e qual o budget para realização do mesmo. Com base nisso, é possível planejar de forma realista, considerando os pontos críticos da obra como um todo.
Acesso aos Dados Certos
Você precisa ter em mãos dados precisos e atualizados; caso contrário, você não será capaz de produzir estimativas e projeções confiáveis. Pode parecer simples, mas é comum equipes trabalharem com versões diferentes dos projetos, acarretando erros ainda durante o planejamento.
Know-how das Equipes
As pessoas que colaboram para a execução do empreendimento como um todo podem ter um impacto massivo na quantidade de dinheiro e tempo que você gasta em um projeto. Nesse ponto é importante garantir que você estará trabalhando com uma equipe qualificada de empreiteiros.
Definição do Escopo
Quanto maior o nível de detalhes durante as etapas iniciais da obra, mais segurança e previsibilidade você terá durante a execução do empreendimento. Faça questão de verificar quaisquer preços unitários no orçamento que você puder. Quanto mais precisas suas estimativas, mais satisfeito todos estarão com os resultados porque as expectativas foram bem definidas desde o início.
Leve essa informação também para os empreiteiros e proponha metas sobre determinados objetivos, prazos e entregáveis do projeto.
Leva um pouco mais de trabalho inicialmente, mas esse esforço permitirá que você crie um orçamento detalhado e preciso que servirá a você e suas equipes à medida que você avança no ciclo de vida do projeto.
De modo geral, o processo de orçamento de pré-obra envolve as seguintes etapas:
Reuniões iniciais: As equipes iniciam um projeto realizando uma reunião onde a construtora e o empreiteiro discutem os objetivos e outros detalhes do projeto de construção específico.
Estimativas do projeto: O empreiteiro deve avaliar os detalhes do projeto (incluindo especificações, taxas de mercado e custos históricos) para determinar se é ou não viável completar o trabalho com o valor proposto. Nesta fase, o empreiteiro também precisa considerar fatores como custos de material, despesas de equipe e outras contingências para descobrir quanto provavelmente gastará.
Diferentes tipos de custos a considerar
Durante a fase de planejamento de orçamento, os custos que os empreiteiros devem considerar seguem as categorias:
Administrativo: Despesas administrativas cobrem custos de engenharia, junto com outras atividades relacionadas à gestão de assuntos do projeto;
Mão de obra: Custos com a equipe de dentro e fora do canteiro (Como, por exemplo, custos de fabricação e montagem);
Preparação do canteiro: Quaisquer despesas incorridas como parte da preparação do almoxarifado no canteiro, também devem ser consideradas;
Suprimentos e equipamentos: Custos nesta categoria incluem quaisquer materiais, equipamentos e suprimentos necessários para construir o projeto.
Preparação do canteiro: Antes de começar, é necessário garantir que o local esteja preparado para a construção. Nesta etapa, atividades como testes de solo, inspeções de local e revisões de plano ocorreriam. Uma vez que essas etapas estejam completas, o orçamento, design e cronograma serão finalizados.
Construção: Esta é a execução real do trabalho. Neste ponto, as equipes de construção chegam ao local do trabalho para trabalhar no edifício.
Encerramento: Uma vez que o edifício esteja completo, o projeto entra na fase de encerramento. O canteiro de obras será limpo, os aluguéis de equipamentos serão devolvidos e a equipe será desmobilizada.
Mesmo considerando todos esses pontos, o seu canteiro não estará livre de imprevistos. Por isso, é importante estar atento aos erros que podem tirar dos trilhos os custos da sua obra, e na maioria das vezes os principais pontos que levam a isso são: