Sempre que vejo uma construção, fico tentando imaginar quais equipes estão empenhadas e o que ainda tem por vir.
Para isso, segmentamos os 11 etapas para tentar entender qual o momento certo para chegar na obra.
A primeira coisa a se fazer em uma obra é definir os projetos.
Com eles é possível ter uma construção mais assertiva, rápida e econômica. – Arquitetônico – Estrutural – Executivo – Hidrossanitário – Elétrico, telefonia e internet – Luminotécnico – Paisagístico – Decorativo
O orçamento é uma das partes mais importantes da obra. O projeto executivo vai ser seu guia para o levantamento de preços e definição de capacidade construtiva.
O orçamento tem como objetivo determinar os gastos para a execução de uma obra. Ele engloba os custos desde a concepção da edificação até o momento em que a construção é totalmente finalizada.
Com o orçamento é possível obter e fixar o preço-base da obra. O valor do custo e do lucro consta no orçamento e vai definir a viabilidade para a realização da obra. Sem a estimativa mais precisa possível, é provável que, no decorrer da construção, falte dinheiro para concluir os serviços planejados e ocorra um atraso na execução.
Os serviços preliminares são o conjunto das atividades de preparação para iniciar a obra.
São caracterizados como serviços preliminares, a preparação para o inicio da obra, incluindo a limpeza do terreno, terraplanagem e/ou corte do terreno e compactação do solo, montagem do canteiro e barracão da obras.
A estrutura garante a sustentação, estabilidade e durabilidade da construção. Uma boa estrutura permite à casa, suportar aos esforços produzidos pelo próprio peso da obra, seus ocupantes, ventos e outras sobrecargas, com bom desempenho.
Não apresentando patologias estruturais como trincas, fissuras, abalos e deterioração da construção.
Compreende a parte de fechamento e vedação da estrutura. Paredes (chapisco, emboço, reboco).
São as instalações de água e esgoto e se dividem em: Água quente, Água fria, Águas pluviais e Esgoto.
É a passagem de eletrodutos, fios e cabos, seguida da instalação de tomadas e interruptores. Toda a instalação é dividida em circuitos protegidos por disjuntores.
É importante definir as instalações complementares no momento certo da obra, para evitar quebra quebra e dor de cabeça no futuro.
Dentre elas as instalações de: Telefonia, TV, Segurança, Gás e Ar Condicionado.
A construção do telhado é dividida em duas etapas: estrutura (engradamento) e cobertura (telhas).
As telhas podem ser: Cerâmicas, Concreto, Metálicas, Fibrocimento e vários outros modelos.
Essa é a parte da obra que mais sofre variação, há uma infinidade de materiais e processos disponíveis. O acabamento é determinante no orçamento da construção, chegando a custar mais de 50% do valor total da obra. É também a etapa mais demorada.
– Gesso. – Forros Rebaixos.
– Sancas. – Esquadrias.
– Portas.
– Janelas.
– Revestimento.
– Piso e Parede.
– Porcelanatos.
– Soleiras.
– Peitoris. – Rodapés. – Pisos Laminados. – Louças e metais. -Pintura Interna e Externa.
Finalmente, essa etapa é o acabamento externo da sua obra, ela que dará vida e beleza para o visual da sua construção. Piscina, quadra, área para churrasqueira, gradil, plantio de grama e cultivo do jardim.
O melhor momento para conseguir orçar a tempo o segmento de uma obra é chegando logo após a elaboração dos projetos, durante a fase do orçamento ou antes de se iniciar uma etapa.