Se você está lendo este artigo é porquê atua no setor da construção ou tem interesse no que diz respeito a esse mercado. Antes de começarmos os trabalhos por aqui vou deixar uma questão no ar, ” Seu time comercial está preparado?”.
Com essa provocação podemos começar falando sobre alguns dos desafios e tendências de mercado que devem ser encaradas dentro dos próximos anos. Vamos refletir um pouco sobre o cenário que se pinta para 2023.
Se a sua empresa depende de prospecção ativa para vender nesse setor, é bom ficar de olho no que está por vir em um futuro próximo.
O relatório “Global Construction 2030”, produzido pela consultoria Global Construction Perspectives, indica que o setor da construção civil terá um crescimento de cerca de 85% em todo o mundo até 2030. Esse crescimento será mais acentuado nos países em desenvolvimento.
Além disso, é importante ressaltar que a expansão desse setor pode trazer benefícios econômicos significativos para as nações em questão.
No Brasil, o setor da construção voltou a crescer a partir de 2021, depois de uma queda nos últimos anos. Segundo dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), este crescimento foi de 2,5% em 2021 e de 3,5% em 2022.
Como falamos em nosso artigo ‘’5 dicas de como encontrar obras em andamento’’, com o avanço da tecnologia a construção civil tem passado por transformações expressivas.
De acordo com o relatório “Construction Disruption” da consultoria KPMG, a digitalização do setor deve ser uma das principais tendências para os próximos anos. Com a adoção de tecnologias como a inteligência artificial, a internet das coisas e a realidade virtual.
Outra tendência importante é a busca por práticas mais sustentáveis na construção civil. A conscientização ambiental tem levado muitas empresas a adotarem medidas para reduzir o impacto ambiental de seus projetos. Como o uso de materiais mais sustentáveis e a adoção de práticas mais responsáveis em relação ao meio ambiente.
No entanto, o mercado da construção ainda enfrenta desafios importantes, que iremos discutir nos tópicos abaixo, prepare seu café e vamos ver quais são os 3 principais desafios de empresas que precisam vender para obras.
1º Concorrência acirrada
Em muitos casos, várias empresas podem estar prospectando a mesma obra em andamento. Isso pode tornar a competição acirrada e desafiadora para as empresas que tentam se destacar.
2º Dificuldades em encontrar informações precisas
Muitas vezes, as informações sobre obras em andamento podem ser limitadas ou desatualizadas. As empresas podem ter dificuldade em encontrar informações precisas e relevantes sobre as obras que estão prospectando.
3º Orçamento limitado
Prospectar obras em andamento pode ser caro, especialmente se a empresa precisar investir em recursos para coletar informações ou participar de licitações. Sem contar que, montar um bom time comercial que está preparado para prospectar essas oportunidades, demanda tempo, treinamento e muitas ‘’portas na cara’’. Neste caso você pode estar pensando que talvez seja melhor contratar ‘’profissionais prontos’’, com bagagem e conhecimento de mercado. Mas nós sabemos que contratações assim custam caro, e são cada vez mais difíceis de se fazer.
Bom, agora que já discutimos os desafios enfrentados pelas empresas que precisam prospectar para vender mais, é hora de falar sobre soluções que podem ajudá-las a superar esses obstáculos. E é aqui que entramos em cena.
Está preparado para sair na frente?
A missão da ConstruConnect é criar oportunidades para empresas do setor da construção civil, como construtoras, fornecedores e prestadores de serviços atuando como um representante comercial nosso papel é conectar essas empresas a obras em andamento em todo o Brasil.
Com a nossa ajuda essas empresas tem o poder de encontrar oportunidades que se encaixam em seu perfil e ter acesso a informações precisas e atualizadas sobre esses projetos.
Um dos principais benefícios da ConstruConnect é a redução da concorrência acirrada. Como a plataforma mostra apenas projetos que se encaixam no perfil da empresa, ela diminui a competição excessiva por obras, tornando mais fácil para as empresas se destacarem e ganharem contratos.
Outro benefício importante é a facilidade de encontrar informações precisas sobre as obras. Com a atuação humanizada do nosso time de engenharia, nós fornecemos informações detalhadas sobre cada projeto, incluindo o estágio em que se encontra, a data de início e término e os contatos dos responsáveis pelo empreendimento. Isso torna mais fácil para as empresas avaliarem se vale a pena investir tempo e recursos em uma obra específica.
Há 7 anos Constru tem ajudado empresas dos mais variados segmentos a economizar tempo e dinheiro. Com toda essa densidade de informações seu time comercial estará preparado para prospecção de novas oportunidades. Conte com a gente para abrir novas praças e fechar mais negócios.
Se você se identificou com algum desses desafios citados ou com todos eles. Entre em contato com nosso time, solicite um diagnóstico sem compromisso e saiba como podemos lhe ajudar.